Súmula do Seminário da APPASSI
Seminário Internacional:
A Proteção à Criança e Família numa Sociedade Inclusiva e Sustentável
Nos dias 8 e 9 de março p. p., tivemos o prazer de estarmos reunidos no Auditório do CIUL para debater e refletir sobre as questões relacionadas com as crianças, jovens e adultos migrantes e sobre as políticas e missões das diversas entidades que atuam nesta área. Falámos das Convenções e Regulamentos Comunitários sobre a cobrança de alimentos no estrangeiro e sobre a sua aplicabilidade e respetivos procedimentos. Noutro prisma, abordaram-se as questões da Convenção de Haia relativa à proteção internacional de adultos e de como este instrumento se valida na prática.
Falou-se, igualmente, sobre as Políticas de Infância e Juventude e sobre a necessária desinstitucionalização, a prevenção, a inovação na criação de novas abordagens e respostas, a importância do trabalho em rede e do direito à participação das próprias crianças e famílias no processo, entre outras perspetivas futuras.
Refletimos sobre o crescente número de crianças migrantes e refugiadas em movimento…, uma elevada percentagem estavam não acompanhadas ou separadas. Existe ainda um elevado risco de desaparecimento – 18 000 crianças migrantes não acompanhadas desapareceram na Europa entre 2018-2020. E, neste sentido, abordaram-se projetos nacionais que têm vindo a ter um grande impacto na integração e acolhimento destas crianças e jovens.
A urgência de se desenvolver respostas de emergência com mais recursos, que possam acompanhar o crescente número de pedidos de apoio, e que não deixem que a malha mais vulnerável vinda de outros países fique em total situação de perigo, foi tema presente.
Debatemos sobre a importância de um Serviço Social Internacional e sobre a realidade de dois países, Suíça e Cabo Verde com quem a APPASSI desenvolve grande parte do seu trabalho, atualmente.
Nestas questões emerge uma necessidade crescente da articulação internacional na reunificação de famílias, na proteção de adultos em situação de vulnerabilidade, na defesa de crianças e famílias migrantes.
Agradecemos a todos que contribuíram para estes dois dias de partilha, e a todos os que estiveram presentes, certos de que é assim, através de sinergias e parcerias que conseguiremos alcançar o melhor futuro para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.